Brochuras das matrizes energéticas

A energia, mais do que nunca, tornou-se um bem económico decisivo no desenvolvimento económico e social e por isso obriga os organismos internacionais, nacionais e locais a uma maior atenção às novas formas de negócio, à sua utilização eficiente e aos efeitos provocados pelas alterações climáticas.

A competitividade das regiões, das cidades e das empresas é muito afetada pela sua capacidade de definir quais os produtos energéticos mais adequados para as suas necessidades, de acordo com as diferentes características dos consumidores, pelo que é vital para estas regiões estabelecer uma estratégia que lhes permita uma maior eficiência energética e uma utilização mais racional da energia.

É com esta visão que se procura promover, neste território, um conjunto de ações que visam a racionalização dos consumos de energia, numa perspetiva integrada, envolvendo os consumos de eletricidade, gás natural, água e dos resíduos sólidos e líquidos. Além disso, incentivou-se a introdução de energias renováveis em equipamentos municipais, como forma de promover o aproveitamento dos recursos endógenos do território.

Só uma visão integrada sobre todas as formas de intervenção e das medidas a implementar, pode conduzir a resultados visíveis a curto prazo que são de uma necessidade imperiosa para este país rever a sua situação de dependência energética, que se traduz numa menor produtividade das empresas e dos organismos e, por consequência, num fator negativo de competitividade das empresas e das organizações, das cidades, das regiões e do país.

É pela disseminação do conhecimento sobre Energia, através dos seus cidadãos, que a Energaia, melhor e mais rapidamente, poderá contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa região, do nosso país, do nosso mundo.

 

ENERGAIA

Espinho

Oliveira de Azeméis

São João da Madeira

Santa Maria da Feira

Vale de Cambra

Vila Nova de Gaia